Categoria:

KUFIYA – Tradição e Simbolismo

Também conhecida como Kafiyah, Kefiyah ou Kefiye, a Kufiyah é uma cobertura de cabeça tradicional, originária da cidade de Kufa, no Iraque. Usada inicialmente por beduínos e agricultores para se proteger do sol forte e das tempestades de areia, ela é feita de algodão e, antes, era vista principalmente nas cores preto e branco ou vermelho e branco. Hoje, no entanto, as Kufiyahs surgem em várias combinações de cores e estilos.

Além da kufiyah, temos a ghutra, uma variante toda branca, comum nos países do Golfo. Tradicionalmente, a kufiyah é dobrada na diagonal e presa com o ’aqal – um cordão em forma de círculo – ou usada como turbante. Algumas ainda possuem pequenos pompons, chamados xarabix, que dão um charme extra ao tecido.

Desde o início do século XX, a kufiyah ganhou um papel de símbolo político, representando a resistência árabe à dominação otomana e, mais tarde, o descontentamento com a ocupação britânica na Palestina. Nos últimos anos, e agora, mais do que nunca, seu uso representa a resistência palestina contra a ocupação israelense e o apoio à causa.

#Kufiyah #TradiçãoÁrabe #História

Compartilhe em suas redes sociais